AQUI NESSE BLOG EXPRESSO MINHAS VIVÊNCIAS DA VIDA GÓTICA COM CRISTO, EXPERIÊNCIAS REAIS!!!!

AQUI NESSE BLOG EXPRESSO MINHAS VIVÊNCIAS DA VIDA GÓTICA COM CRISTO, EXPERIÊNCIAS REAIS!!!!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

O TERMO GÓTICO


 UM ARQUIVO QUE NÃO EXISTE MAIS, MAS QUE COMPARTILHO COM VOCÊS PARA O CONHECIMENTO SECULAR SOBRE O ESTILO GÓTICO, SÃO MAIS DETALHES SE QUISERES SABER MAIS PARA INFORMAÇÃO E PESQUISA DO ASSUNTO DETALHADO. AI VAI=
"...atualmente, um homem que não contribui com sua cota de estórias sinistras, dificilmente terá acesso à republica das letras. Ele está fadado a vestir uma máscara de morte como parte de sua insígnia. Se ele não aterroriza a todos, ele não é ninguém. Se ele não choca as damas, o que se pode esperar dele?"
LEIGH   HUNT, 1819, época do auge da popularidade das novelas góticas.
ORIGEM
....."Gótico, em sua primeira estância, significa: relativo aos Godos, uma confereração de tribos germânicas que invadiu o Império Romano durante o século III d.C.
A primeira distorção do adjetivo data da Renascença. Os italianos achavam que admiravam e procuravam reviver , fora corrompida na idade média pelos cristãos.
Assim sendo, fizeram dos godos seu bode-espiatório e taxaram pejorativamente toda arte medieval (cristã), de gótica, ampliando assim o sentido palavra.
....Até hoje, a arquitetura que tomou o lugar da românica na construção das igrejas e catedrais européias (caracteristicas pelas altas ogivas, vitrais religiosos e gárgulas) é denominada como gótica. A pintura de manuscritos desta época, assim como suas letras ricamente detalhadas receberam o mesmo rótulo.
.....Obras Literárias também carregaram o rótulo. Em 1764, o escritor inglês Horace Walpole publicou "The Castle of Otranto". Com forte influência de Milton e das novelas de terror (grandes parte delas eram cópias vulgares de Macbeth, tragédia de Shakespeare), o livro foi considerado a primeira novela gótica. Estas novelas eram vistas como uma  subdivisão das novelas de terror, que se diferenciava por seu mistério (a morbidez e o horror melancólico substituiram o medo fisico).
o sobrenatural era largamente explorado e elas eram assim chamadas porque geralmente eram ambientadas em casarões ou castelos medievais (neste caso, estilo poderia ter qualquer outro nome, e agora, pela segunda vez distorcido, já  não continha mais nada do seu significado original).
.....Herança destas lúgures sementes, desenvolveu-se o Romantismo negro, que teceu o tédio e a decadência nos tons da estética gótica.Nomes como Lord Byron, Percy Shelley, Edgar Allan Poe, Charles Baudelaire e Álvares de  Azevedo podem ser incluídos.
....No começo do século, marcada primeira grande guerra, Alemanha via suas artes parindo monstruosidades. E foi neste contexto no silêncio do expresionismo alemão, que o horror gótico teve seu berço no Cinema. O gigante de barro de " O Golem" (1915), de Paul Wegner, o ; o sonâmbulo cadavérico "O Gabinete do Dr Caligari" (1919), de Robert Wiene; e o atrofiado vampiro de "Nosferatu-"Uma Sinfonia do Horror"(1922), de F. Murnau são exemplos dos fantasmagóricos personagens desta escola cinematográfica projetados à luz e sombra.
.....Com "O Fantasma da Ópera (1925), de Rupert Julian, e "London After Midnight", de Tod Browning (ambos estrelados por Lon Chaney), os EUA acolhem o estilo e transformam o terror em entretenimento d massa, produzindo clássicos do terror gótico durante toda a década de 30."Drácula"(1931); "Frankestein" (1932) e "A Noiva de Frankestein" (1935) são alguns dos frutos desta época.
......Na música, o primero uso (notificado) do termo foi feito pelo inglês Anthony H.Wilson, num programa de 1978 da TV BBC,  onde ele descreveu o Joy Division como sendo gótico comparado ao pop em voga. Neste caso, provavelmente, "gótico" foi usado por remeter ao passado, em função do Romantismo anacrônico da banda.
......Em 1979, o Bauhaus lança seu single de estréia, "Bela Lugosi's Dead". A música foi originalmente concebida como uma brincadeira, porém, além de uma atmosfera sombria ela evoca em sua letra imagens típicas de velhos filmes vampíricos como flores murchas e caixões e por isso atraiu para a banda o rótulo de "gotica". Aqui, temos duas bandas musicalmente diferentes carregando o mesmo rótulo por motivos também diferentes...
.....A popularização do termo, entretanto, só ocorreu mais tarde, quando Siouxsie Sioux o usou para descrever nova direção que sua banda tomava; e Ian Astbury (Southern Death Cult) descreveu Andi (Sex Gang Children) como um "duende gótico".
Algumas revistas inglesas passaram então a agrupar essas bandas como góticas, baseando-se mais no seu visual do que em sua música. O Sisters of Mercy foi aí inserido e quando sua formação se dividiu, Wayne Hussey carregou o rótulo ao fundar o Mission.
......Como consequencia, um circuito de casas noturnas que divulgavam o estilo foi inaugurado. Em Londres, A Bat Cave foi notória (em São Paulo, na virada da década de 80 para 90, a Treibhaus teve o mesmo papel). Nestas casas, a música foi referência para a consolidação de um  "comportamento" de forte influência Punk, porém com mais aspectos estilísticos do que ideológicos, caracterizando a Dark Wave (onda obscura) como uma sub-cultura ao invés de um movimento.
Entretanto, gótico passa a ser um adjetivo subjetivo, que não deve ser  proclamado, e sim, considerado como tal.
.....Sempre se fez muta confusão com o estilo (muitas bandas supostamente góticas repudiam o rótulo). Musicalmente, o estilo agrupa diversos ritmos, desde o Rock amsi crú até uma música  mais refinada, erudita;; desde bandas mais agressivas coo o 45 Grave até o barroco do Ataraxia... Portanto, é legado a cada um o direito de considerar ou não uma banda como sendo gótica.
......Não há um estatuto que defina com exatidão o que faz de alguém um gótico. cada um deles terá sua  própria concepção (ao mesmo deveria ter)...Também, é preciso ter em mente que quando falamos de um estilo  pessoal, falamos de estereótipos nada rigídos.
.....Particularmente, considero gótico aquele que é genuinamente atraído  pelo mórbido e vive de mãos dadas ao que a psicologia considera a sombra da personalidade.
.....O vampiro, mais do que uma simples influência, é um dos alicerces da cultura gótica. Seu aspecto mas relevante é a sua condiçaõ de morto-vivo, modelo fúnebre de liberdade idealizado nos filmes de terror.
......A melancolia e a sua subversão, quando pstas de lado a lado provém terreno fértil para o desenvolvimento deste tipo de personalidade. Os estados depressivos também são corretamente associados aos góticos como se cultivassem a tristeza. Muito pelo contrário, a tentativa de uma relação de cumplicidade com a dor, pela naturalidade com que as mágoas são vistas, caracterizam uma resistência ao invés de um convite para o sofrimento permaneça.
......Exteriorizando suas nódoas ao pnto de domá-las, assim se exorcizam...
MATÉRIA DE CID VALE FERREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário